quinta-feira, 14 de maio de 2009

Resumo
De citaçao

DIAS DE SOMBRA

Começo pelas sombras. O Brasil vive grandes violencias urbanas a todo momento. Quando pensó que a violencia nao pode piorar, acontece uma tragedia como a de Joao Helio. Criamos uma sociedade monstruosa, na qual crianças matam crianças, sem se dar conta da imoralidade do que fazem.
No assassinato de Joao Helio, o adolescente que cometeu o crime diz nao saber o que a perda de um filho, pois nunca teve um, assim percebemos que ele nao sabe o que é amar e ser amado por uma familia e amigos. Ao ser privado desta experiencia, nao aprendeu a conhecer a distinçao do justificavel e do injustificavel ou a infinita responsabilidade pelo outro.
É nosso dever ético ensinar ou fazer com que todos tenham consciencia do que seja crueldade. Caso contrario grandes tragedias continuaram acontecendo. Renato Janine Ribeiro mostrou o barro que todos somos feitos no seu comentario sobre o assunto, assim havendo inumeras contestaçoes, umas aceitaveis outras nao .
Nos académicos temos uma vaidade que nos faz tropeça na propria ingnorancia. Nos falamos em publico o que sentimos levando em conta a razao. Crime como ou sem justiça nao ha salvaçao. Quem criou o justo e o injusto? Nao sabemos, portanto estamos sendo justo com a vitima eo algoz? Sendo assim como decidir o que é mais justo no caso de Joao Helio? Pode-se ficar dos dois lados? Ou deve-se escolher um? Nao é atoa que Hannah Arendt diz que a crimes sem perdao, pois quem deveria perdoa muitas vezes ja estao mortos. Ele o assassino de Joao Helio é um sobrevivente social a quem foi sonegada a vida do próximo, por isso creio e defendo para julga-lo com indulgencia.
Um exemplo de crimes cometidos por empresarios é matar seus empregados de exaustao física. Outro exemplo aconteceu no documentario de Joao Jardim, ``pro dia nascer feliz´´ em que uma garota diz: ``sao dois mundos separados´´ e a outra diz: ``o pior é que nao sao dois mundos separados, é um so ´´.
Nos somos um so mundo, um so povo. Que nao deve permitir que continuem acontecendo mortes de inocentes, como a de Joao Helio, pois estas seram lembradas como días de sombras que antecedem os días de luz.

Jurandir Freire costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário